Vou fazer o vestibular IFPR, estou preocupado com a redação

Quais a diferença entre um texto argumentativo e um texto dissertativo argumentativo? Como faço a conclusão de um texto argumentativo?

A redação dissertativa argumentativa sempre pede agentes de solução?

Olá @Rodrigo_Luca, tudo bem?

Bom, primeiramente explicando a diferença entre texto argumentativo e dissertativo-argumentativo.
Os vestibulares exigem dos estudantes a realização de um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, eles lhe soltam um determinado tema que deve ser dissertado e argumentado.

Mas o que é dissertação?
Dissertação nada mais é do que você explicar determinado tema. Simplesmente falar sobre ele. Vamos utilizar como exemplo o tema do ENEM 2021: Invisibilidade e Registro Civil: Garantia de Acesso à Cidadania no Brasil.
Dado o tema, você precisa expor os problemas que englobam o tema na sua introdução, como a falta de cidadania (1), falta de acesso aos direitos dos cidadãos (2), invisibilidade diante do Estado (3) etc.
Após isso, você vai argumentar (texto argumentativo), dando sua opinião e explicando esses problemas (dissertação) durante todo o seu desenvolvimento.
Em seguida, e por fim, temos a conclusão do nosso texto, onde requer uma solução para o tema abordado. Mas lembre-se, requer uma solução onde terá de haver um sujeito que irá realizá-la, onde, quando e como!!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode me marcar que respondo com prazer! :slight_smile: