Titulação, ácido / base

Peço desculpas por não trazer gabarito , o motivo é a faculdade só disponibilizou gabaritos das objetivas… Então gostaria de trazer umas dúvidas e ver se cometi algum erro

Unifimes Med 2017

O vinagre utilizado na limpeza das moedas é uma solução aquosa de ácido acético cuja concentração pode ser determinada por titulação.

a) A titulação de uma amostra de 35 mL desse vinagre com solução padronizada de NaOH 1,0 mol/L, usando fenolftaleína como indicador, consumiu 24,5 mL de solução da base. Calcule a concentração de ácido acético, em mol/L e em g/100 mL, no vinagre utilizado na limpeza das moedas.

Essa eu usei a formula: Macido . V acido = Mbase . Vbase

Macido .0,035= 1 . 0,0245

Macido = 0,7mol/L

Mas não consegui dar a resposta em g/100ml :frowning:

b)Na titulação da solução de vinagre com NaOH, realizada com o indicador fenolftaleína (faixa de viragem de pH 8,2 a 10,0), observou-se mudança de incolor para rósea, indicando o final da reação. Realizando-se esse mesmo procedimento com extrato de repolho roxo em lugar da fenolftaleína, qual a mudança de cor que indicará o ponto final da titulação? Para responder, utilize a escala a seguir

Essa não consegui responder

Acho que sem saber a fórmula química do ácido acético você não vai conseguir não. Com a fórmula você pega a massa molar e aí sim você consegue calcular baseado na concentração em mol/L que você tinha obtido antes. Na questão da moeda tinha a fórmula do ácido acético! :slight_smile:

Nunca ouvi falar disso na vida. kkkkkkk Essa Unifimes é carrasca hein, tá pior que fuvest.

Edit: Só agora que eu entendi a questão. Essa imagem abaixo é um exemplo da escala desse tal indicador de repolho. Teoricamente a titulação termina quando o ácido ou base são completamente neutralizados, então a indicação seria quando a cor mudasse de violeta para azul… acho :grimacing:

Sobre a letra A) resolvi aqui com sua dica, pode conferir se fiz certo?
Formula do acido acético: H3CCO2H — MM= 60g/mol. Então como a concentração é 0,7mol/L=0,07mol/100ml , aí dá pra usar regra de 3 né
60g------1mol
x ------0,07mol x= 4,2g/100ml

Sim, essa unifimes tá me pegando viu kkkk O pior de tudo é que não tem resolução em lugar nenhum :frowning:

Obrigada por me ajudar Felipe <3 Gosto de você

Eu acho que é isso mesmo! Claro que sem a resposta a gente nunca tem certeza, né. E eu sou mestre pra comer mosca. :grin: