Segundo simuladão Me salva - Questão 139

QUESTÃO 139

O proprietário de uma casa pretende pintar uma parede de sua sala. A parede possui dimensões de 9,0 m de comprimento por 3,0 m de altura. O proprietário avalia três opções de pintura da parede:

** Opção 1: pintar totalmente a parede com uma tinta que custa R$ 2,00 por metro quadrado.*

** Opção 2: realizar um pintura em xadrez, onde cada quadrado teria 30 cm e seria pintada metade dos quadrados com uma tinta que custa R$ 3,00 por metro quadrado e a outra metade não receberia tinta.*
** Opção 3: realizar uma pintura em listras verticais, onde cada listra de pintura teria 10 cm de largura e cada listra não pintada teria 5 cm de largura. Nesse caso, a tinta utilizada teria custo de R$ 1,50 por metro quadrado.*

O proprietário optou pela opção que gerou menos custo com tinta.

*Assim, o valor gasto, em real, em tinta foi de: *

*Resolução: Opção 3: nessa opção, a parede é pintada em listras. As listras que recebem tinta tem 10 cm de largura e as que não recebem tem 5 cm de largura. Como o comprimento da parede é de 900 cm, teremos um total de 60 listras de cada tipo. Cada listra que recebe tinta tem formato de um retângulo de 0,10 m x 3,0 m, com área de 0,3 m². Como são 60 listras que recebem tinta, a área pintada total será de 0,3・60 = 18 m². Como o custo dessa tinta é R$ 1,50 por metro quadrado, o custo total seria 18・1,5 = R$ 27,00. *

A opção mais barata é a opção 3, que tem custo total de R$ 27,00.

Gente, eu não estou compreendendo esse método de resolução.
Primeiro, o 60 vem da divisão de 900 por 15? E esse 15 vem da soma dos 10 cm de largura mais os 5 cm?

Segundo, se são listras verticais, não deveríamos dividir pela altura? E caso fossem horizontais pelo comprimento?