Se tu conseguir resolver essa questão, tu é pik4 mesmo! O 800 de média vem forte

O gabarito dessa questão é letra C. Entendendo que envolve relações de momento e equilíbrio de forças, mas não consegui desenvolver

alguém pode ajudar?

E aí, Caio, tql?

Então, nessa questão você tem que perceber que o funcionário ficaria pendurado naquele gancho, com isso, se ele for muito pesado, essa maquinaria toda pode virar na direção dele. Agora, desmembrando essa ideia, considere o peso desse funcionário (Pf) como puntiforme e o peso da maquinaria (Pm). Considere também o centro de massa no meio da base, como também puntiforme, pois o centro de massa nada mais é do que a média das posições do peso de um corpo. Agora pensa comigo, imagina que eu coloco no gancho, um objeto muito pesado, de forma que toda essa estrutura tombaria. Pra qual lado ela cairia? Concorda comigo que a estrutura cairia girando no sentido anti-horário para a esquerda? Concorda também que essa estrutura giraria em um eixo de rotação puntiforme que é o vértice esquerdo do triângulo da base? Pensando no caso do funcionário, pra isso não acontecer com um peso de uma pessoa, e a maquinaria não tombar, eu preciso de um contrapeso no sentido horário, que no caso da questão, é justamente o peso da maquinaria, que está representado pelo seu centro de massa.

Eu fiz esse raciocínio pq equilíbrio depende muito da sua observação de pra onde o objeto x giraria em cada ocasião.

Com isso temos dois momentos observáveis:

• O momento horário (Mh), representado pelo peso da maquinaria;
  • E o momento antihorário (Mah), representado pelo peso do funcionário.

Para que o lado do funcionário não gire, é necessário que haja um equilíbrio, ou seja, as forças devem se anular.

Lembre-se da fórmula de equilíbrio: M = F x d x seno

• Em relação ao eixo, as forças são perpendiculares, portanto seno = 1.
  • A distância do peso da pessoa até o eixo é de 2m.
  • A distância do centro de massa da maquinaria até o eixo é 1,5m.
  • O peso da maquinaria (Pm) é 600 x g.

Equilibrando o sistema:
Mh = Mah
Pm x d’ = Pf x d’’
600 x g x 1,5 = 2m x g x 2
m = 225kg

(m é a massa do funcionário, lembre: P = m x g; 2m é pq a questão pede o dobro da massa do funcionário)

Fiz um desenho ai pra ver se te ajuda a entender, qualquer coisa só mandar ai, tmj