Relação densidade com volume deslocado

Estou com uma dúvida sobre densidade!

Considerando a relação: densidade do corpo/densidade do líquido = volume do líquido/volume do corpo. Ou seja, se um corpo tem densidade 0,5g/mL em um recipiente de com água ele teria a metade do seu volume submerso certo?!

Na questão https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/materias/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias/interdisciplinar-ciencias-da-natureza/completo/introducao-as-ciencias-da-natureza/cnta-introducao-ao-extensivo-de-quimica-e-conceitos-fundamentais/cntaex-exercicios-de-fixacao/cntaex04?educationSegmentSlug=enem-e-vestibulares&partialPermalink=materias%2Fciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias%2Finterdisciplinar-ciencias-da-natureza%2Fcompleto%2Fintroducao-as-ciencias-da-natureza%2Fcnta-introducao-ao-extensivo-de-quimica-e-conceitos-fundamentais%2Fcntaex-exercicios-de-fixacao%2Fcntaex03
diz que 2/3 está submerso e desloca 500 mL de água. Nesse caso não deveria estar 1/2 de volume submerso?! Alguém pode me esclarecer essa dúvida?

Oi Jorge.

Sim, você tem razão, se deixasse os legumes flutuando livremente e em equilíbrio, eles ficariam com metade do seu volume submerso.
O enunciado não dá muita indicação, mas parece que o caso é que existe uma outra força empurrando o legume pra baixo e forçando um volume maior dele a ficar submerso.