Reino Funghi: dúvida sobre classificação dos cogumelos

Boa tarde pessoal, acabei de assistir uma aula sobre o Reino Funghi e achei ótima, mas eu senti que faltou explicar a diferença entre os tipos de cogumelos.
Pois existem cogumelos comestíveis, venenosos e alucinógenos. Tenho por costume andar pela natureza e sempre vejo e acho os cogumelos lindos, eu queria pegar um (não venenoso e nem alucinógeno) pra por no meu jardim em casa), mas não faço a menor ideia de como distinguir qual é qual.
Alguém poderia me esclarecer?
Obrigado e feliz 2022!

1 curtida

Amanita muscaria: Um pedacinho de 1 grama pode te deixar zureta por várias horas. É um dos alucinógenos mais antigos da humanidade
Enviando: image.png(1)…
“chapeu-da-morte”: 50 gramas são suficiente para matar uma pessoa. O papa Clemente VII morreu depois de comer um.
SHIMEJI, SHIITAKE, CHAMPIGNON; Cultivo de Cogumelos. - YouTube vídeo esclarecedor

2 curtidas

imagem dois que não apareceu.
Já tive essa curiosidade, todavia é muito perigoso mexer nisso, afinal muitas vezes são feitos testes bioquímicos neles para saber suas propriedades e distingui-los.
Mas a título de curiosidade, quando criança eu brincava com os cogumelos orelhas de pau (até onde eu sei, eles não são nocivos, mas não vá comê-los!).

2 curtidas

Obrigado pela resposta Evih! Entendi, eu vejo muito desses brancos e os coloridos por aqui.

1 curtida

Bom dia Tulio, eu estudei durante bons anos o reino dos Fungos, existe uma formação acadêmica especifica para lidar com esse reino, como microbiologia, para morfologia, detecção. Existem muitos, mas muitos fungos, na terra, e podemos dizer que são o maior ser vivo da terra, com isso você pode concluir o quanto é dificultoso, e perigoso. Uma vez que muitos deles se parecem com os que não fazem mau para os animais. Existe muitas toxinas, umas estão presentes na Amanita Muscaria, e outras em outro tipo de espécie, Psilocybe Cubensis, quando você quebra a estipe do cogumelo ele fica azul, por causa do contato com o oxigênio, causa uma oxidação na substância, ela fica azul.

No caso da Amanita, pelas cores, mas a maioria das Amanitas são venenosas. Existem também muitas formas de envenenamento por fungos, eles podem causar desde alucinação, até cozinhar o corpo de dentro para fora.

Seria melhor, você fazer uma lista de todos os cogumelos que são ótimos para comer, o Japão tem bastante, faça uma lista, salve, monte uma imagem book, era assim que estava o arquivo. Exista um fórum para os estudos desse reino, mas estava sendo desvirtuado, para o uso ilegal, infelizmente, existi muitos fórum, com troca de fotos, e até dos carimbos par ao cultivo em casa.

Um dos ditados utilizados era “Todos os cogumelos são comestíveis, mas alguns apenas uma vez.”

Livros: A Carne dos Deuses, Microbiologia forense, e Microbiologia médica.

Música: Zé Ramalho, Avohai; Ventania.

2 curtidas

Boa tarde Athos, muito obrigado pela super explicação. Eu queria por no jardim mas tenho medo do gato ou cachorro comer e morrer. Baixei um app que identifica os fungos, tira foto de cima, lado e debaixo e ele dá o nome científico.

Uma pena terem desvirtuado esse fórum… Vou fazer assim, não encosto em um se não tiver 100% de certeza que é inofensivo, não quero morrer nem ter alucinação não kkkk.

Veleu mesmo pela resposta!! Obrigado.

1 curtida

Isso Tulio, é bem legal de cultivar, tem que esterilizar o local, existe algumas “sementes” no ar, que podem entrar no bolo e contaminar com outro fungos, você pode sim cultivar em um ambiente isolado, e depois que estiver grande (vai durar pouco), você expõe ele. São utilizados garrafas limpas, panela de pressão para laboratório, arroz ou outro alimento nutritivo para o solo, álcool para limpar a bancada, e tem que higienizar o chão também. Um saco para crescer os fungos, ele vai ficar fechado, e você vai pulverizar água dentro do saco, a temperatura tem que ser baixa para alguns cogumelos.

Recomendo você cultivar os comestíveis, então depois de muito trabalho, você pode comer eles juntos com seus pets.

Att