Redação na reta final

Como melhorar da C3? (nessa altura do campeonato)

melhorando sua organização de texto, seu ponto de vista, deixando tudo bem sucinto

O meu conselho é: Leia os textos motivadores, grife informações importantes e use eles como norte para o que você vai falar na redação. Por exemplo, se o texto é de poluição marinha e nos textos motivadores está falando muito de plástico e lixo nos oceanos, use isso como norte para a sua redação, não vá falar de carcaças de navios naufragados, por exemplo.

Geralmente, os temas da redação já são um problema, você precisa explicar as causas desse problema ou explicar as consequências desse problema, ou até mesmo citar uma causa e uma consequência. Uma dica é, tente olhar as primeiras palavras do tema de redação. Se for “Desafios” ou “Obstáculos”, é interessante que seus dois argumentos sejam as causas do problema, se for “Efeitos” ou “Impactos”, seus dois argumentos podem ser consequências do problema. “Caminhos” deixa mais em aberto, nesse caso você precisa problematizar o tema e nos argumentos você precisa deixar implícito possíveis caminhos para solucionar esse problema, mas de forma implícita! Escrever uma solução completa para o problema, só na proposta de intervenção mesmo.

A introdução da sua redação, nada mais é do que o resumo do seu texto. Por exemplo, no tema de poluição marinha, imagine que você quer falar uma causa e uma consequência do problema. Primeiro, na introdução você afirma que esse problema existe, de que a poluição marinha é um problema crescente no Brasil. Por quê é um problema que cresce no Brasil? Por que as pessoas descartam o lixo de forma inadequada e eles param no mar. Coloque na sua introdução. Qual a consequência dessa poluição marinha? Os resíduos, como os plásticos, acabam afetando a integridade física dos animais marinhos. Coloque na sua introdução. Um projeto de texto. Na sua introdução você está mostrando que a poluição marinha é um problema, o por quê ela ocorre e o que ela causa.

Nos parágrafos de argumentação, basta você retomar o que você disse na sua introdução, mas de forma mais detalhada. Por exemplo, no primeiro parágrafo de argumentação você fala que o descarte inadequado de resíduos sólidos é uma causa para a poluição marinha e desenvolve. No segundo parágrafo, você fala que a consequência da poluição marinha é o ferimento ou a morte de animais e desenvolve também.

Ao seguir o norte que os textos motivadores te deu, o corretor vai ver que você interpretou e seguiu bem o tema. E ao ler a sua introdução, ver uma prévia dos seus argumentos e depois ver eles desenvolvidos ao longo da redação, ele vai perceber que o seu texto foi planejado e uma parte se conecta com a outra, assim melhorando a sua competência III. Espero ter ajudado!

Devido a pressão desses últimos dias, acho importante você fazer o projeto de texto, o rascunho e deixar a redação por algum tempinho pq quando vc voltar a ler o rascunho a mente vai estar mais tranquila e vc verá os erros mais facilmente