Redação Argumentação

Boa noite professores tudo bem? Espero muito que sim. Queria saber como melhorar minha argumentação na redação do Enem. Sempre paro no 160 na competência 3. Já percebi que o Enem gosta de saber nossa opinião e quer desdobramentos na argumentação. Mas como fazer isso? Como melhorar a argumentação?

2 curtidas

Oi, Mayara. Tudo bem? Luisa aqui :blush:

Uma das formas de melhorar o desempenho na Competência III é planejar o seu texto previamente, fazendo com que os os parágrafos conversem entre si. Vou deixar o link de uma aula que pode ajudar bastante:

https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/monitorias/sala-linguagens/redacao-aulas-ao-vivo-de-2020/competencia-iii-142020-19h

Espero ter ajudado :heart:

1 curtida

Oi Luísa! Tudo bem? Ajudou sim! Obrigada #rumoaaprovaçao

1 curtida

Olá, Mayara! É um problema que eu também sofro, porque se não houver uma argumentação consistente, você terá uma redação muito superficial e pode perder pontos por não abordar o tema da maneira esperada.

E tudo bem que eu não sou lá o melhor exemplo, mas procuro seguir alguns passos para elaborar o desenvolvimento, argumentar e refletir sobre o problema.

1. Iniciar o parágrafo com conectivo;
  2. Tópico frasal: fazer alguma afirmação sobre o problema que você está trazendo nesse desenvolvimento;
  3. Ok, você fez essa afirmação, mas tem como provar? É aqui que você usará seu repertório para mostrar que sim, você tem razão;
  4. Argumente! Relacione a sua afirmação e o repertório, mostrando causas, efeitos e refletindo sobre;
  5. Faça um pequeno desfecho sobre o impacto que tal problema/ causa tem na sociedade/ indivíduo.

Espero ter ajudado, sei que faz um tempinho, mas nessa reta final para o Enem ainda dá tempo para continuar treinando. Boas redações!! :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida