Questão do ENEM: Dúvida sobre sociedade estamental/Feudalismo

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON, In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais . Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponestas.

b) Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.

c) Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.

d) Controlar a exploração econômica / unificação monetária.

e) Questionar a ordem divina / Reforma Católica

gabarito: A

Alguém pode me dizer por que a opção C está incorreta? Eu entendo que havia objetivo de impedir uma igualdade pelo sistema estamental e, além disso, as revoluções burguesas lutaram contra a ordem do Antigo Regime

E aí irmão, tql?

Acredito que a C esteja errada, pois ela está fora do contexto da Idade Média. Discussões sobre igualdade jurídica só vieram à tona com as revoluções burguesas do século XVII, onde realmente havia uma tentativa da burguesia em ampliar seus direitos e buscar uma certa igualdade legal perante a nobreza, principalmente na Revolução Francesa, a qual originou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Perceba que a A está bem relacionada com o texto. O texto fala sobre a sociedade estamental e a defende “uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas”. Já as revoltas camponesas têm origem após a Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos, época na qual houve uma enorme escassez de alimentos na Europa, gerando uma insatisfação, e posterior contestação, dos camponeses com o sistema estamental, uma vez que grande parte da pouca produção das terras desse período era destinada aos senhores feudais.

No ENEM, quando vc tiver dúvida entre as alternativas, busque aquela que mais se assemelha com as ideias do texto e com o comando da questão.

Tmj

1 curtida

Entendi perfeitamente, Breno! Muitíssimo obrigado!