Questão de Leis de Newton

Olá! Fiquei com dúvida nessa questão da Mackenzie.

Um corpo de 4 kg está sendo levantado por meio de um fio que suporta tração máxima de 50N. Adotando g=10 m/s2, a maior aceleração vertical que é possível imprimir ao corpo, puxando-o por esse fio, é:

a)2,5 m/s2
b)2,0 m/s2
c)1,5 m/s2
d)1,0 m/s2
e)0,5 m/s2

Gabarito: letra a

A parte que eu mais fiquei com dúvida foi sobre a ‘‘tração máxima’’. Vi algumas resoluções e notei que ela é usada nos cálculos, mas para mim não faz muito sentido pq eu pensei que ela só seria aplicada na situação ‘‘limite’’.
Enfim, não sei se ficou claro o suficiente kkkk

Oi Yasmin!

Mas ela está na situação limite, o enunciado diz isso nessa parte aqui ó: “a maior aceleração vertical que é possível imprimir ao corpo”.

Imagine você puxando um bloquinho com um fio, se você puxar com muita força (além da tração máxima suportada), o fio rompe. Você concorda que se você puxar com força máxima, mas respeitando essa tração máxima suportada o fio não se romperá e o bloco vai subir com aceleração máxima (já que a força aplicada e aceleração são diretamente proporcionais). O contrário seria você puxar com pouca força, você concorda que a aceleração seria menor?

Entendendo isso, você só precisa abater o peso do corpo dessa tração máxima, e usar o resto da força de tração que o fio aguenta para criar uma força resultante que puxe esse corpo para cima.

Qualquer coisa é só perguntar!

1 curtida

Rafael, entendi!! Muito obrigada pela resposta