Questão da Vunesp

Alguém pode me explicar essa questão por favor?
E me dizer também qual assunto eu devo estudar para conseguir resolvê-la.
Obrigado

Boa tarde, Levi! Vamos analisar cada herança, ok? Na família A, ela é ligada ao sexo, ou seja, X ou Y, e como uma mulher é quem é afetada, só pode ser o X. Como é recessiva, pode ser escrita como XdXd. O homem, como não tem a doença, pode ser escrito como XDY.
Fazendo o cruzamento desse casal I, chegamos nos filhos e, o indivíduo 3-II, pode ser XDXd.

Já na segunda herança, o gene é autossômico (não ligado aos sexuais) e dominante, podendo ser escrito como AA ou Aa. O casal I-B é aa (mulher) e Aa(homem). Porque, caso o homem fosse AA, todos seriam afetados e o II-3 não é. Logo, o II-1 é Aa.

Analisando os cruzamentos escritos na folha (desculpa o garrancho KKKKKK), chegamos a resposta. Para o daltonismo, XDXd e YXD (esse cruzamento é o qual dirá a porcentagem de meninas e meninos com ou sem a doença). Aa (II-1) e aa (II-3) é o cruzamento que dirá a porcentagem de indivíduos com ou sem nanismo (os cruzamentos escritos de caneta roxa e preta). Então, 25% e 12,5%.

Para resolver esse tipo de questão tem que praticar mais exercícios de genética, principalmente heranças, genes e muitos cruzamentos genéticos. Até porque, na minha opinião, esse tipo de exercício é difícil porque antes de partir para a pergunta de fato, você precisa identificar os genes de toda a família.

Bons estudos! (Desculpe se ficou confuso!) :smiling_face_with_three_hearts:

[https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unesp/2022/1fase/2dia/UNESP2022_1fase_vs2.pdf] É a resolução se você se interessar ><

Muito obrigado pelo seu tempo :wink:

1 curtida