Questão 153 (Simulado 1 - 2022)

Olá, fiz o simulado e ao ver a resolução dessa questão achei estranha, não sei se o problema está no enunciado da questão (em relação aos parênteses) ou a resolução está um pouco diferente da interpretação da questão. Gostaria de saber se alguém aqui achou a mesma coisa e, se o problema foi na minha interpretação, pode me ajudar a entender melhor a resolução da plataforma?

Meus cálculos resultaram em 42, daí marquei 45 por ser mais aproximado, mas não entendi o pq de ser 15.

Agradeço desde já!!!

1 curtida

Olá, eu respondi do mesmo jeito que você fez. Li a questão muitas vezes para ver se entendia a resolução, porém não consegui compreender a forma como eles resolveram.

1 curtida

Olá, Emylle.

Basicamente, nessa questão, temos que prestar bastante atenção no enunciado, pois precisamos fazer uma porcentagem sobre uma fração.

A questão começa dizendo que uma campanha de arrecadação conseguiu 450 kg de alimentos, sendo 1/3 desses alimentos destinados ao banco de alimentos de uma cidade, ou seja, 150 kg (450 * 1/3 = 150) e que desses alimentos que foram destinados ao banco de alimentos da cidade (150 kg) 70% são destinados a instituições carentes, sendo 20% para o lar de idosos, 30% para orfanatos, 10% para escolas e o restante para ações sociais, a pergunta que devemos fazer é: quantos % restaram para as ações sociais? Se são 70% ao todo, e já foram mencionados 60% (20% + 30% + 10%), restaram apenas 10% para as ações sociais. Por fim, se o banco de alimentos possui 150 kg e serão utilizados 10% para ações sociais, temos um total de 15 kg (150 * 0,1 = 15) de alimentos destinados para tal finalidade.