Pq a correta é a letra A ao invés de ser letra C? Afinal os mitos afirmam uma reação inconsciente de um povo atrelado, também, ao ideal religioso

Questão 10 – ( UFAC/2004 ) As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis que protagonizam a poesia de Homero, e os romanos, aos irmãos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte, eternizados no relato do historiador Tito Lívio.

Essas explicações lendárias:

a) Alteram ou reinventaram fatos históricos, justificando alguma condição ou ação posterior dos homens.

b) Confirmaram que as civilizações, em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário, denominado idade das trevas.

c) Afirmam uma reação inconsciente de todos os povos, que tem por fundamento o ideal religioso, desligado de qualquer interesse político.

d) São apenas formas artísticas ou literárias independentes dos interesses políticos, por serem estéticas.

e) Sempre se basearam em acontecimentos reais, com o único propósito de explicar o passado.

Oi Lana.

Minha interpretação da questão:

Acho que a C está errada por causa da segunda parte da alternativa.
Dizer que as lendas estão “desligadas de qualquer interesse político” é falso.

Os mitos e explicações religiosas/místicas foram bastante usados ao longo da História para justificar determinadas ações e estruturas políticas (pense: o direito divino dos reis no Absolutismo; o chefe de estado ser considerado uma divindade em algumas civilizações da Idade Antiga, etc).

1 curtida

Além disso, tem a questão de alguns povos usarem mitos para preencherem lacunas do seu conhecimento histórico ao contarem a história de seu povo/nação.

A tentativa de consolidar uma nação com uma história, cultura, base, idioma em comum pode ser visto como um interesse político.

1 curtida

entendi melhor, obrigada!!!

1 curtida