Por que as florestas temperadas (altas latitudes) tem árvores com um espaçamento enorme e as tropicais (baixas latitudes) é uma colada na outra praticamente?

Eu estava dando uma revisada em botânica e fiquei com essa dúvida. É uma coisa que qualquer um de nós já viu em filmes europeus/americanos mas nunca me perguntei o motivo.
Alguém saberia dizer?

Obrigado.

floresta-tropical-og

Biologia não é meu forte, muito menos botânica, então essa é uma resposta intuitiva: talvez seja mais uma questão da cobertura que a copa das árvores oferecem e a impressão que isso nos causa sobre a sua proximidade. Em florestas temperadas a cobertura das copas parece ser bem menor, e nas tropicais bem maiores.
Dos meus tempos de E.M, eu acho que isso explica o porquê que o desmatamento é bem mais nocivo às florestas tropicais do que às temperadas: o solo está muito mais acostumado a ser protegido da erosão pelas copas das árvores e da vegetação mais baixa.

Se você pegar uma foto de uma floresta tropical com um plano igual a que você pegou, não parece tão próximo assim. Mas a biodiversidade de outras vegetações menores é tão grande que dá a impressão de um verde sem fim :star_struck: .

1 curtida

image

1 curtida

Nossa que foto linda!! Muito obrigado amigo, me ajudou sim. :grinning: