Oxirredução e temperatura

Um grupo de estudantes observou o comportamento de moedas de cobre metálico escurecidas pelo uso, quando submetidas
a procedimentos de limpeza. As moedas, previamente limpas com etanol, foram imersas em recipientes contendo:
• água (H2O);
• vinagre (H3CCO2H aq);
• solução de sal de cozinha (NaCl);
• solução de sal de cozinha (NaCl) e vinagre (H3CCO2H aq), à temperatura ambiente;
• solução de sal de cozinha (NaCl) e vinagre (H3CCO2H aq), resfriada durante 2 horas.
Na comparação dos resultados, foi usada como referência uma moeda sem tratamento. As imagens reproduzem alguns
resultados dos procedimentos realizados.

Explique o efeito da temperatura na limpeza das moedas testadas com solução de sal de cozinha (NaC) e vinagre (H3CCO2H aq).

Desculpa não colocar a resposta, é que eu realmente não sei, o vestibular só disponibilizou gabarito das objetivas

Cruzes que pergunta estranha.
A questão não fala, mas o que deixa a moeda escura é uma camada de óxido de cobre (CuO) que se forma quando ela é exposta ao oxigênio do ar.

Eu não acho que ninguém é obrigado a saber disso, eu mesmo só sei por coincidência porque já tinha visto um “experimento” em que as pessoas usam catchup para limpar uma moeda.

Confesso que não sei qual é a reação que ocorre entre o ácido acético, cloreto de sódio e o óxido de cobre que reveste a moeda. Sequer sei se o CuO volta a ser cobre metálico e se deposita na moeda ou se ele vira outra coisa e acaba desprendendo da moeda e expondo a camada metálica por baixo. Mas o ponto é que quanto mais “brilhante” fica a moeda no final, melhor foi o rendimento da reação

Dito isso e analisando a imagem, a gente vê que a moeda tratada com a solução em temperatura ambiente teve mais êxito em remover o CuO do que a solução em temperatura baixa.

Eu não sei a resposta correta, mas se eu fosse responder a questão, apontaria 3 fatores:

1- Em geral (raras exceções) a velocidade das reações é diretamente proporcional à temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de colisões, mais rápida a reação.

2- O pH de uma solução é inversamente proporcional à temperatura. Quanto mais alta a temperatura, menor o pH e maior o caráter ácido de uma solução.

3- A solubilidade do cloreto de sódio tende a aumentar com a temperatura.

Se a questão desse qual a reação que acontece, fica mais fácil de saber qual desses efeitos foi mais proeminente. Existe um quarto fator afetado pela temperatura que seria o deslocamento do equilíbrio químico, caso fosse uma reação desse tipo. Mas sem saber qual reação acontece, é complicado.

1 curtida

Sua resposta está linda Felipe <3 :slight_smile: Muiitoooo Obrigaadaaaa
Aaah, acho que no meio de tantas questões cortei um pedaço dessa sem querer :grimacing:
O inicio é assim:

Quando um pedaço de cobre metálico limpo é exposto às condições ambientais, uma fina camada de produtos de corrosão
começa a se formar. As reações que ocorrem inicialmente estão escritas a seguir.
4Cu (s) + O2 (g)-------> 2Cu2O (s)
2Cu2O (s) + O2(g)----> 4CuO (s)