O tema no Enem é sempre um problema?

aprendi a fazer redação sempre olhando pro tema e me perguntando “qual o problema?”, mas parece que nem todas as propostas cobram um problema, por exemplo: “A contribuição do social da economia compartilhada”. Quando o tema é assim, não sei nem por onde começar. Talvez todos cobrem um problema mesmo, só nao to conseguindo achar ele kkkkk
Me ajudem por favorrr

Oi Anna, tudo bem?

Não é uma obrigatoriedade da dissertação do tema ser um problema. Entretanto, a redação do ENEM, geralmente, trás um problema. Como estamos treinando para o ENEM, vou me basear nisso para lhe explicar aqui.

Olha só, nem sempre os problemas vão estar claros no tema da redação, como no exemplo fornecido (A contribuição social da economia compartilhada). Partindo desse ponto, você precisa identificar o problema mascarado no tema e defender seu ponto de vista e argumentar sobre o porquê de aquilo ser um problema…

Quando a redação fala: O estigma associado às doenças mentais na sociedade na sociedade brasileira.
O problema está claro: O estigma.

Agora, pode aparecer uma redação que tenha como tema: Doenças mentais na sociedade brasileira.
Nesse caso, o problema não ficou claro. Portanto, você deverá destacar o problema e defender sua tese…

Espero ter ajudado :upside_down_face:

2 curtidas