O que sertanejo iludido?

o que sertanejo iludido?

1 curtida

Não entendi a sua pergunta

1 curtida

o peixe simboliza o sertenejo iludido porque ele é fisgado pelo barão que promete a ele algo em troca de seu voto, mas se vê “preso no anzol do pescador”, sendo o pescador o barão de terras, pois não recebe o que lhe foi prometido e ainda fica nas mãos de barão, que pode, por exemplo, expulsá-lo da terra caso não vote nele

espero ter ajudado :))

1 curtida

obrigada por tentar me ajudar

obrigada!!!

Ah, acho que agora entendi a sua pergunta! Tinha até esquecido que havia comentado neste post, recebi um email de notificação e fiquei sem entender.

Pelo que entendi, você perguntou o que é “Sertanejo iludido” mencionado como alternativa correta pela questão. Correto?
O texto menciona um peixe e usa ele simbolicamente. E o que o tal peixe simboliza? Simboliza o sertanejo! Mas por que o sertanejo? Porque no texto o autor faz as seguintes comparações: Do Peixe com o Camponês, e do Anzol com a Campanha Eleitoral. Perceba que o anzol é pro peixe o que a campanha eleitoral é pro camponês, pois ambos servem pra atrair o individuo. O Anzol atrai o peixe com a comida, e a Campanha Eleitoral atrai o camponês com promessas! E aí você pode se perguntar “Mas não é assim com todo mundo, inclusive os que moram na cidade?”. E sim, é! Mas há um detalhe poético no texto que é a semelhança de como vive o peixe com como vive o camponês: Ambos vivem suas vidas felizes em seu lar, até que vem algo externo para lhe tirarem a felicidade.
Assim eu entendi a questão! Vale lembrar que também sou um aluno, por isso posso estar errado! Mas espero estar certo e ter ajudado! :slight_smile: Abraço!