Numeros e massas atomicas

oii, eu estou com dificuldade na parte de n° e massas atomicas…

Eu entendi que os cátions, perdem eletrons, e o sinal é positivo… Eu havia entendido que então quando aparecer + na potencia é um cátion, e que ao invés de somarmos, devemos SUBTRAIR.

exemplo/esquema:
CATIONS (íon +) (perde eletrons) => devo SUBTRAIR elétrons

e ANIONS lógico, o oposto.

Mas isso não está fechando com os exercícios, então acho que alguma coisa entendi errado. Seria o contrário?? devo somar nos cátions?

Oi, Isa. Tudo bem? Vou tentar te ajudar com um esclarecimento mais geral e delimitar alguns pontos.

Acrescento que fica importante você mostrar (digitado ou anexado por imagem) os exercícios que isso não estar fechando. Sua compreensão do conteúdo não estar errada ao meu ver, verá isso com os pontos mencionados abaixo. Deixei em alguns pontos links de sites que possui o conteúdo de forma bem resumidinha, mas o Me Salva aborda de forma direta e mais rápida, além do detalhamento direcionado ao Enem.

Íons são espécies atômicas formadas quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons . Dessa forma, podem ser tanto carregados positivamente, sendo chamados de cátions, ou carregados negativamente, sendo chamados de ânions. A carga do íon gerado será numericamente igual ao número de elétrons recebidos ou perdidos pela espécie.

Os íons são formados durante processos reacionais, sendo que a propensão a se tornarem cátions ou ânions dependerá de duas grandezas: a energia de ionização e a afinidade eletrônica. Em geral, metais tendem a se tornar cátions e ametais tendem a se tornar ânions.

Então:

1. Íons são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons.
  2. Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion.
  3. Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.
  4. Os íons são formados durante processos reacionais, como na clivagem de uma ligação covalente.
  5. A energia de ionização e a afinidade eletrônica são grandezas importantes para avaliar se uma espécie é mais propensa a ser um ânion ou um cátion.
  6. Íons podem se ligar por meio de uma junção química chamada de ligação iônica, de grande força e atração.

Consegui te ajudar?

Espero que sim

Abraços

Cordialmente,
Eduardo Balbino

1 curtida