Movimento Circular Uniforme

Se o raio de A for maior que B, ( eles não estando acoplados) a velocidade angular de A é menor que B? não entendi direito o pq

Oi,
você pode olhar isso de acordo com o tipo que está sendo apresentado.
Por exemplo:
se estamos falando em POLIAS(EIXOS DIFERENTES), vamos ter algumas particularidades, como por exemplo:
A VELOCIDADE LINEAR vai ser a mesma para os dois.
quem tiver o MENOR RAIO, vai ter uma VELOCIDADE ANGULAR MAIOR.
logo, se a velocidade angular é maior, a FREQUÊNCIA será MAIOR, pois vai “rodar mais vezes”, e assim, o PERÍODO vai ser menor, porque vai levar menos tempo para dar uma volta completa, DIFERENTE de um RAIO MAIOR, que vai ter uma velocidade angular menor, a frequência vai ser menor, mas o período(tempo pra dar a volta)vai ser maior.

se estivermos falando de DISCOS(MESMO EIXO), nós temos:
Velocidade angular IGUAIS
Período(T) IGUAIS
Frequência(F) IGUAIS( já que o período é o mesmo, a freq. obrigatoriamente também será
Portanto, a única coisa diferente vai ser a VELOCIDADE LINEAR, que vai ser maior em quem tiver o RAIO MAIOR.

Eu tentei usar uma linguagem bem “simples” e até meio lúdica que me fez entender bem.
espero que você tenha entendido, caso contrário pode me corrigir também, mas foi isso que eu entendi.

concluindo:
portanto, se o RAIO DE A (falando de eixos diferentes) for maior que B, a velocidade angular vai ser MENOR.

:))