Ligações químicas

Quando sabemos que um composto conduz eletricidade, por exemplo, a água (H2O) não conduz eletricidade, já a água mineral conduz, por conta dos outros elementos que estão ali, se eu juntar sempre um elemento com polo positivo e outro com polo negativo, eu tenho um composto que conduz eletricidade, ou não? Ou o composto só vai conduzir eletricidade, se eu junta-lo com um composto que conduz? Deu pra entender? Obrigada gente.

1 curtida

Boa noite, Lets, a água mineral conduz eletricidade, pq é uma solução (mistura homogênea em que há um ou mais solutos dissolvidos nela) iônica. Nesse caso, os solutos da solução iônica são os íons, espécies químicas com cargas elétricas (positiva-cátions, quando os átomos perdem életrons; negativas-ânions, quando os átomos ganham elétrons), por isso, que a água mineral conduz eletricidade. Diferente da água PURA, que é eletricamente estável.
(OBS.: dificilmente, a água pura vai ser encontrada na natureza)
Um composto só poderá conduzir eletricidade caso possua elétrons livres e com mobilidade. Ele não precisa se juntar necessariamente a outro composto que conduz. No caso da solução iônica, a água mineral conduz eletricidade, pq sais foram dissolvidos nela, e sais são compostos iônicos, ou seja, ao entrarem em contato com a água, sofrem dissociação, o que antes era um único composto, em solução, vira ânions e cátions, espécies químicas capazes de conduzir eletricidade. Ex.: NaCl (sal de cozinha) - eletricamente estável → Na+Cl- , ao entrar em contato com a água, ele se dissocia, “liberando” cátions-> Na+ e ânions → Cl- .