Geopolítica - BREXIT

Olá, nessa questão, por que a alternativa C está incorreta? Fiquei entre a C e a D. Porém nessa questão a Gestão Monetária também é um argumento decisivo e de esfera da autonomia nacional.

1 curtida

Olá, João Gabriel! Tudo bem?

Aqui quem está falando é o Gabriel Constantino, sou monitor do Time de Sucesso do Aluno do Me Salva!

Essa questão é bem interessante, porque requer o conhecimento de atualidades, além de uma base de história e geografia. Nesse sentido, a alternativa correta é a D, porque o Reino Unido antes do BREXIT já possuía a sua gestão monetária, ou seja, diferente dos outros países da União Europeia que utilizam o euro, eles utilizavam a libra esterlina. Por conseguinte, um fator que influenciou a escolha dos cidadãos britânicos pelo BREXIT foi a questão do controle migratório, porque a União Europeia vêm adotando cada vez mais medidas de gestão de fluxos migratórios igualitárias entre os países. Isso acontece, porque os países do Mediterrâneo e do leste europeu são os que mais recebem refugiados por serem a porta de entrada ao continente europeu, apesar de não serem os que possuem mais condições dentro do bloco de integração.

Portanto, esse argumento do controle migratório se faz presente na realidade dos britânicos, influenciando a sua escolha positiva pela saída da União Europeia, tendo em vista que no continente europeu a xenofobia (desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país) é um problema a ser combatido e que se faz presente no voto de algumas pessoas, como aconteceu no BREXIT.

Espero ter te ajudado!
Abraços e bons estudos :star_struck: :rocket:

1 curtida