Genética alguém poderia me ajudar não entendi como analisar a eletroforese

Um hospital identificou um surto infeccioso em vários andares do prédio, causado por um fungo não identificado. Uma equipe de microbiologistas foi acionada para solucionar o caso e percebeu que o protocolo de limpeza dos aparelhos de ar condicionado não haviam sido realizados adequadamente. A equipe levantou a hipótese de que o fungo era uma variedade híbrida entre o fungo do gênero Aspergillus e alguma espécie comum em filtros de ar condicionado não higienizados. Para identificar a origem do agente infeccioso, foram coletadas amostras genéticas de uma cultura de Aspergillus (Asp), da variedade híbrida (H) e de outras 5 espécies comuns nos aparelhos. O perfil de bandas de DNA encontrados nas amostras está representado no esquema de gel de eletroforese a seguir, através da análise de dois locos gênicos.

Das espécies comuns nos aparelhos, qual é a outra espécie parental da variedade híbrida?

Você marcou a alternativaB mas a alternativa correta é a alternativaA

E1

E2

E3

E4

E5

oi marcelly!

então, é como se vc tivesse o pai ( espécie Asp), o filho ( espécie hibrida H), e precisa descobrir qual desses “Es” é a mãe, sacou?

vc precisa encontrar qual das espécies tem as fitas laranjas nos lugares certos pra que em combinação com o Asp a H possa existir.
Uma dica pra entender seria reescrever tudo num papel trocando as fitas laranjas por A e os espaços vazios por B.
Indo agora pra análise, ali no loco A observamos a única espécie que possui também a fita laranja no alelo 4 é a E1, então ela seria a unica “mãe” possível para o nosso filho, já que as outras espécies não tem e a Asp também não, mas o filho (H) tem

1 curtida

entedni mt obg pela ajuda