Física - trabalho e conservação de energia

Pessoal, estou tendo dificuldades nas questões que pedem para achar a velocidade. As resoluções na plataforma são muito fracas e não estou conseguindo entender como resolver. Abaixo tem um exemplo de questão, se puderem me ajudar…

Uma montanha-russa atinge um ponto no seu trajeto em que se encontra com velocidade nula a uma altura de 20m, logo antes de “mergulhar”. Calcule a velocidade do carrinho da montanha-russa em um ponto com altura de 12m. Neste exercício, considere que não existe atrito ao longo do passeio. (Use g=10m/s²).

E aí, tql?

Em conservação de energia você deve entender que quando um corpo possui altura em relação ao solo, ele possui energia potencial gravitacional. Porém quando ele começa a se deslocar a favor dessa energia, que é direcionada no sentido da gravidade, ele entra em uma espécie de queda e ganha velocidade e, portanto, ganha energia cinética. Perceba que pela fórmula de energia potencial gravitacional (Epg = m x g x h) não há velocidade, logo, em todo situação em que um corpo estiver caindo e tiver velocidade, ele vai ter, simultâneamente, energia potencial gravitacional e energia cinética (Ec = (m x V²)/2). Além disso, em um sistema conservativo, essa energia cinética é proveniente da energia potencial gravitacional, o que quer dizer que a energia gravitacional, na medida em que a altura em relação ao solo diminui, se transforma em energia cinética.

Agora, em relação a questão, percebea que inicialmente o carrinho da montanha-russa está a 20m do solo, com isso sua energia potencial gravitacional na situação inicial é:
Epg = m x g x h
Epg = m x 10 x 20
Epg = 200 x m

Ao passo que o carrinho vai caindo, sua energia potencial gravitacional se transforma em energia cinética. No ponto em que ele atinge 12m de altura, parte dessa energia vai estar dividida entre potencial gravitacional e cinética:
Epg = Epg’ + Ec
200 x m = m x 10 x 12 + (m x V²)/2
(Como a massa é comum a todos os termos, podemos cortá-la)
200 = 120 + V²/2
80 = V²/2
V = √160 m/s

Espero que tenha entendido, qualquer dúvida só mandar, tmj