Física- MQL (fotos anexadas na parte de respostas)

Gente (possivelmente Rafael), poderiam me ajudar com essa questão? kkkk Ela pede o gráfico da posição vertical (que eu interpretei como a altura mesmo) pelo tempo… na resposta são dois gráficos exatamente iguais (como está embaixo na resolução) mas, não entendi muito bem algumas coisas:

1. Ele considera os dois MQL pq só está olhando para o eixo vertical, certo? se fosse para falar o tipo de lançamento os dois seriam mql? ou seriam lançamento combinado (mql + mru = horizontal)… pq uma das bolinhas cai praticamente parada… já a outra é empurrada mais forte, queriam saber se os dois seriam considerados lançamentos horizontais.
  2. Pq o tempo de chegada é o mesmo se eles são soltos em tempos diferentes? Pelo que havia entendido, o tempo só vai ser igual (independente da massa e do eixo x), quando forem soltos da mesma altura em tempos iguais… nesse caso, o que foi solto primeiro não chegaria primeiro?
  3. A última dúvida é justamente a questão do sinal que até perguntei em outro tópico… pq geralmente eu adoto no mql aceleração + (pq cai a favor da gravidade) e no lançamento vertical - (pq sobre contra a gravidade). No caso do movimento horizontal, como é um mql e um mru eu pensei em manter o +, mas na questão ele usa o sinal - para resolver e eu fiquei um pouco perdida se fosse pra realmente terminar o calculo com números. Eu imagino que só do jeito que está dá para entender que as duas equações seriam as mesmas e os gráficos iguais, mas se fosse para finalizar com números um iria somar e o outro iria diminuir, então eu acabaria errando a questão, certo? Aí fiquei na dúvida quando ao sinal.
    Desde já agradeço a ajuda.
    perg

O primeiro é um movimento queda livre “puro” pois no enunciado é dito que cai verticalmente ("até começar a cair verticalmente). O “lentamente deslocado” também indica isso. Alguns enunciados falam em “deixar cair” também.
O segundo é um lançamento horizontal, e assim como no lançamento oblíquo, tem dois componentes: um movimento de queda livre (vertical) e outro MRU (horizontal). Fica claro que é um lançamento horizontal por causa do “lançado horizontalmente” e “com velocidade Vo” (o MQL puro não tem velocidade inicial, o Vo é sempre 0).
Dependendo do que o enunciado pede, como é o caso desse que só está interessado no componente de queda livre, a gente pode ignorar o movimento horizontal que ele executa.

Na realidade eles são jogados no mesmo instante.
“No instante em que o objeto 1 começa a cair, o objeto 2 é lançado horizontalmente”

O que dita o sinal da aceleração é a orientação da trajetória.
Se a aceleração é positiva é porque você orientou a trajetória de cima para baixo e a aceleração SEMPRE aponta pra baixo.
Se a aceleração é negativa é porque você orientou a trajetória de baixo para cima, como a aceleração aponta pra baixo e a trajetória aponta pra cima, então a aceleração é negativa (inclusive esse é o jeito mais recomendado de se orientar e resolver exercícios com movimento vertical).

Qualquer dúvida é só falar!

1 curtida