Física- lançamentos

Gente, alguém poderia me tirar uma dúvida?
No mql a aceleração sempre vai ser positiva pq é na mesma direção e sentido da gravidade né? No caso, o lançamento horizontal não é a junção do mql com o mru? a aceleração não deveria ser positiva tbm? Em todas as formulas que o professor passou ela estava negativa e eu fiquei com essa dúvida.

ps. Rafael, caso seja vc que responda, queria te dizer que se vc não for professor vc vai fechar física kkk pq vc sabe responder absolutamente todas as dúvidas hahhahahah obrigada inclusive.

1 curtida

Oi Jessica!

A aceleração pode ser positiva ou negativa e depende da orientação da trajetória que você adota para o movimento.

Olha esse MRU aqui:
ret prog

A orientação da trajetória é para a direita, um corpo seguir pela direita significa que sua velocidade é positiva (movimento progressivo) e a sua posição vai aumentando.
O outro carro tem movimento retrógrado e a velocidade é negativa, sua posição vai diminuindo com o decorrer do movimento.

Nesse caso faz sentido orientar a trajetória desse jeito, por causa dos referenciais de posição (placas), que vão aumentando conforme o corpo segue pela orientação da trajetória.

Você pode mudar a orientação da trajetória nesse caso e orientar a trajetória para a esquerda? Pode, nesse caso o carro da esquerda vai ser progressivo e ter velocidade positiva e o outro vai se tornar retrógrado com velocidade negativa.
Mas isso não é recomendado porque a gente já tem os referenciais (placas) fixadas que tratam para a direita como a orientação positiva. Você vai ter mais trabalho para fazer as contas e interpretar os dados e resultados.

É a mesma coisa no caso da queda livre e lançamento vertical, a diferença é que não tem os referenciais fixos de posição (as placas).
Você pode tanto orientar a trajetória de forma que para cima seja positivo ou orientar a trajetória de forma que para baixo seja positivo.

cine-23b

Olha a imagem, se você orientar a trajetória para cima, então a aceleração vai ser negativa.
Se você orienta a trajetória para baixo, a aceleração vai ser positiva.
No geral, tanto no MQL quanto no lançamento vertical, o recomendado é você orientar a trajetória de baixo para cima (a setinha da esquerda na imagem), e portanto a aceleração é negativa. A altura máxima é um número positivo e o chão é sempre a posição 0.
Se você orientar de cima para baixo, a aceleração/gravidade vai ser positiva, a altura máxima vai ser a posição 0 e o chão vai ser um valor positivo. Ou então a altura máxima ser um valor negativo e o chão a posição 0. Mais complicado nesse caso, né?

Você pode orientar dos dois jeitos, mas é melhor e mais fácil orientar de baixo pra cima.

Obrigado! Não sou professor então amém para eu fechar física hahahaha.

Meio complicado de explicar isso, qualquer dúvida é só falar.

1 curtida