(FÍSICA) Exercício velocidade

Bom dia! Estou com uma dúvida sobre a teoria de um exercício de física. No enunciado é dito que:

“Dois carros estão com a mesma velocidade de 60 km/h em ambas as situação descritas a seguir. Na situação 1 ambos estão com velocidades em sentidos opostos mas na mesma direção, já na situação 2 ambos estão com velocidades no mesmo sentido e na mesma direção.
Qual o módulo da velocidade relativa entre os carros na situação 1 e na situação 2 respectivamente?”

Na minha lógica, a velocidade da situação 1 seria 0km/h (por serem sentidos opostos e mesma direção) e na dois seria 120km/h (mesmo sentido e direção). Mas a resposta no gabarito diz o contrário: situação 1: 120km/h ; situação 2: 0km/h.

Eu confundi o conceito? Ou foi apenas um erro no gabarito?

Obrigada! <3 :blush:

Oi, Nathalia.

Quando os objetos tem o mesmo sentidos subtraem-se as velocidade. Imagina que você está caminhando e na sua frente tem uma pessoa com a mesma velocidade. Caso vocês caminhem por uma hora ao pararem a distância entre vocês será a mesma do início, por isso a velocidade relativa seria 0.

Enquanto ao sentido e direção, a direção seria o eixo de descolamento, por exemplo o eixo X, já o sentido seria a origem do deslocamento, indo da esquerda para direita ou da direita para a esquerda.

Portanto, o gabarito está correto:
-Na situação 1 ambos estão com velocidades em sentidos opostos mas na mesma direção (os objetos irão se chocar, somam-se as velocidades)
-na situação 2 ambos estão com velocidades no mesmo sentido e na mesma direção (manterão sempre a mesma distância entre si)

1 curtida