Filosofia- ética

teve uma questão q estava resolvendo e até agora não entendi o porquê errei, foi da lista seguida da aula de ontem. Começa assim: “(ENEM 2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido…”. Quero entender pq não é a letra C??

Lana, no texto fala sobre a ética ser um empreendimento coletivo, que leva a organização e chamar para si a responsabilidade. Até fala sobre política, mas não é o foco. Apesar de falar em conflito no enunciado ele pede pra responder de acordo com o texto. Com isso o foco do texto fica com a alternativa A) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos. O conteúdo da alternativa C, não está explicito no texto, por isso da pra descartar ela.
Espero que possa ter ajudado.
O Enem tem muitas questões assim, que as alternativas fazem sentido, mas fogem um pouco do texto.

Oi Lana! Então, ela não é a certa porque o “objetivo” da ética não é ser um meio pra resolver conflitos, e sim um de garantir a cidadania ao indivíduo, como fala no texto ("…questão de educação e luta pela soberania dos povos…"). Pelo menos foi isso que eu entendi. Espero que ajude! <3

1 curtida

achei a resoluçao bem explicatiiva Lana.