Equação de primeiro grau

[duvida-me-salva-equação-de-primeiro-ggrau](https://)

Resolvi a questão de uma maneira diferente e cheguei no resultado correto, entretanto fui ver a resolução e me deparei com algo que eu acho que não poderia ser feito, na resolução foi passado o 2 da fração para multiplicar o lado esquerdo da equação, porém não teria que ter resolvido o parênteses primeiro, no caso, o “chuveirinho”? Alguém me explica o porque que isso pode ser feito, por favor.

Oi Caio.

Essa resolução está correta também.

Uma dica que eu te dou sobre equações é sempre pensar o seguinte: o que você faz de um lado da equação, você tem que fazer do outro.
Esse lance de “passar pro outro lado” é só um atalho, na realidade o que você está fazendo é executando a mesma operação matemática dos dois lados da equação.
No caso, você não está passando o 2. Você está multiplicando o lado direito da equação por 2 para se livrar da fração. E então você tem que multiplicar por 2 do outro lado pelo motivo acima.

E quanto a sua pergunta, se você devia ter feito o chuveirinho primeiro, a resposta é não.
O motivo? Lembre-se que você não está passando nada pro outro lado, apenas multiplicando os dois lados da equação por 2.
O lado direito vai ficar então 2 * 1/2 * (5-3x)

Ou seja, só vai ter multiplicações do lado direito.
Lembra da propriedade comutativa da multiplicação? Ela diz que a ordem dos fatores não altera o produto. a * b * c é igual a b * c * a ou c * b * a… Ou seja, a ordem não importa, o resultado vai ser o mesmo.
Por isso, você pode aplicar a propriedade distributiva (chuveirinho) quando for mais conveniente pra você.

Deu pra entender?

Abraço.

1 curtida

Entendi sim, obrigado Rafael :slight_smile: :+1:

Excelente a explicação do Rafael.

Apenas complementando, uma dica que eu lhe dou é estudar as propriedades matemáticas.

Deste modo, não terá mais nenhuma dúvida ao passo que pode dar em um problema.

1 curtida