Equação De 1 Grau

image

eu consigo entender todos os passos que rolou mas não consigo entender de onde surgiu esses 3, tenho muita dificuldade em matemática, ficaria feliz com ajuda de alguém .

Essa linha que você marcou na conta é a linha em que são somados os números e as letras, em uma linguagem mais tecnica seria a etapa em que é feita operação entre os termos que não possuem a variável X e a operação entre os termos independentes da variável. Os dois números 3 que você mencionou, por exemplo, na parte esquerda da equação, é resultado da soma +1 +2, e na direita, resultado da subtração 4 - 1. Além disso, é feita a operação entre os termos que possuem a variável X, na esquerda, +X - 2X dá - X, e na direita, fica só o - 4x, pois na ha outro termo com a variável para somar na direita. Depois disso isolam-se de um lado da equação os termos que possuem X, e do outro lado, os termos independentes dessa variável X.

2 curtidas

Olá, Sofia! Tudo bem?

x + 1 - 2(x - 1) (vamos começar com a equação antes do sinal de igual, ok?) Você copia x + 1 e, como o - 2 está juntinho do sinal de parêntesis, você deve multiplicar por quem está lá dentro: -2.x + 2.1 (pela regra de sinal, o sinal de “-” do 2 e o sinal de “-” do 1 se tornam sinal de “+”). Juntando tudo que está antes, temos: x + 1 - 2x + 2 = - x + 3.
Depois da igualdade, vamos fazer a mesma coisa: como o 4 está juntinho do sinal de parêntesis, ele irá multiplicar: 4.1 - 4x e copiar o - 1. Ficamos com: 4 - 4x -1 = - 4x + 3

Agora, vendo a expressão inteira: -x + 3 = -4x + 3
O 3 antes do sinal vai passar para o outro lado com sinal trocado e a mesma coisa o 4x: - x + 4x = 3 - 3
3x = 0 (separe letras de um lado, números do outro)

Tudo certo? Bons estudos!

1 curtida

Muito obrigada, com sua explicação consegui entender perfeitamente…