Energia cinética

Eu vi uma correção desta questão que usava o TOEREMA DA ENERGIA CINÉTICA, porém ainda não vi esse tópico e queria saber se dessa forma que eu resolvi está certa, pois cheguei ao mesmo resultado do gabarito, que era raiz de 200. fiz assim:

primeiro usei a fórmula da força F= M . A e achei a aceleração, que foi igual a 10m/s.

depois só joguei na fórmula de torricelli .
V² = Vo² + 2 . a . Posição
V² = 0 + 2 . 10 . 10
v² = 200
Raiz de 200, aproximadamente — 10 raiz de 2 , ou … aproximadamente 14 vírgula alguma coisa.

Achei essa forma menos complicada pra mim.

Olá!

Física para mim é bem difícil, mas vou tentar explicar de outro jeito com base nas fórmulas, apenas para mostrar outro tipo de resolução, lembrando sempre que a melhor é a resolução de sua preferência.

O bloco sofreu a ação de uma força e se deslocou 10 metros, ou seja, realizou trabalho.
Trabalho = força × distância
Trabalho = 50 x 10 = 500 joules.

Se o bloco realizou trabalho, também há energia envolvida (até hoje a definição de energia me faz bater a cabeça, mas tento ver como aquilo que possibilita a realização de trabalho. Por favor, me corrija se estiver errada em qualquer detalhe). Está envolvida energia cinética (movimento).
Ec = massa x (velocidade elevada ao quadrado) / 2

Igualando trabalho e energia (acho que é um teorema que iguala essas duas, preciso pegar um livro):
500 = 5 x v^2 / 2
100 x 2 = v^2
V = raiz de 200 = 10 raiz de 2 = aproximadamente 14 m/s

A sua maneira é bem mais descomplicada, mas é sempre bom conhecer tópicos novos. Ah, acho que esse F = m x a nós ainda veremos na parte de quantidade de movimento e impulso também. Pois é KKKKKJ. Espero ter ajudado! (Qualquer erro me avise pfvr, eu prometo que vou estudar)

Boa noite!! :heart:

1 curtida

Oii, eu também não sou muito bom em física, então eu tento resolver as questões muitas vezes utilizando os conhecimentos que eu já domino, como no caso de usar as fórmulas de cinemática e força (que em alguns casos é bem mais direto, como nessa questão, e dá certo), e eu nem sabia o que era esse tal de TEOREMA DE ENERGIA CINÉTICA (rss).

Gostei da sua resolução, é sempre bom ver várias formas de resolver, realmente.
Obrigado pela disposição em ajudar, fico feliz :slight_smile:

Tem umas fórmulas bem chatinhas e alguns cálculos que me fazem perder a cabeça kk

Obrigado!!!

1 curtida

Siim! Cinemática é o tipo de conteúdo que você sempre tem que revisar e tratar com muito carinho.

(tem fórmulas que são mesmo muito chatas kakakakakaj) Reza a lenda que se falar eletromagnetismo perto de mim eu passo três noites sem dormir KKKKKKKKJ

Só vamos respirar fundo pq temos que ga-ba-ri-tar o Enem :wink:

1 curtida

hahahahahaha adorei.

Eu tenho certo pavor de alguns tópicos. Cinemática já tive,hoje tô superando rsss

1 curtida