Eletrodinâmica - Potência

Olá, bom dia! A minha grande dificuldade nessa questão foi interpretar e entender quais os dados para calcular a potência. Eu utilizei a tensão 220 V da torneira suprema e multipliquei por 25 A do disjuntor

Olá, Alvaro! Boa tarde!

Sabemos que P = U^2/R (P = iU e U = R.i)
P = potência
U = tensão
R = resistência

Como potência e tensão dependem uma da outra, ao colocar uma torneira de 220V para funcionar em uma rede de 127V, essa potência irá variar, por isso que deve-se tomar cuidado ao fazer os cálculos.

Se, conforme o enunciado, o aparelho está configurado para funcionar em seu máximo, então está se referindo ao modo “quente” do chuveiro com potência de 5500W.

Mais um detalhe, na fórmula de potência acima, sabe-se que a resistência não muda de valor, é constante, então R = U’^2/P’ = U’’^2/P", ou seja, a resistência de uma torneira de 220V e de 127V é a mesma.

220.220/5500 = 127.127/P"
P" = 127.127/8.8 = 1832W que é aproximadamente igual a 1830W.

Eu não sei se expliquei bem, mas é basicamente entender dois pontos: adaptar a fórmula de potência P = iU para P = U^2/R, pois a resistência se mantém constante e entender que a questão pede a potência máxima, o que é alcançado no modo “quente”.

Bons estudos! :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

Muito bom! Obrigado pela atenção @Natalia_M!

1 curtida