Ecossistemas-produtividade

  1. Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas. Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são
    a) aves.
    b) algas.
    c) peixes.
    d) insetos.
    e) caranguejos.
    Gab:B

Olá, boa tarde!

O enunciado está falando sobre produtividade primária líquida, ou seja, da diferença entre a taxa fotossintética e da respiração, o que a planta produz e consome. Essa energia que irá para os próximos níveis tróficos. O problema está se referindo então aos produtores.

Mais uma palavrinha chave: manguezais, um ecossistema costeiro de transição, alagado e rico em nutrientes. Está sendo perguntado então quem é o responsável por essa produtividade na água.

Só podem ser as algas que realizam fotossíntese e são o primeiro nível trófico, que transmite energia para os demais seres.

Espero ter ajudado :smiling_face_with_three_hearts: lembre-se que fluxo de energia é unidirecional, onde as plantas possuem maior quantidade e essa quantidade diminui até o último nível trófico. Até!

1 curtida