Dúvidas sobre física, velocidade relativa

Um caminhoneiro parte de São PAULO com velocidade escalar constante de módulo igual a 74 Km/h. No mesmo instante parte outro de Camaquã, no Rio Grande do Sul, com velocidade escalar constante de 56 Km/h. Em que cidade eles se encontrarão? São Paulo: Km 0
Camboriú: Km 640
Garopaba: Km 740
Laguna: Km 800
Araranguá: Km 910
Torres: Km 960
Camaquã: Km 1300

eu entendi o calculo, mas no final tínhamos que encontrar a distância e para isso precisamos da velocidade e do tempo. O tempo era 10, porém, quando o professor ia calcular ele disse que poderíamos escolher a velocidade de um dos caminhões, sendo entre o de 74 e o de 56, ai ele escolheu o de 74 porque começou do ponto 0, mas se era opcional poderíamos ter escolhido o outro valor, mas eu calculei e não ia dar o mesmo valor da resposta, no caso 740, oque ele disse estava certo? e por que não deu o mesmo valor ? como seria se eu fizesse com o valor do outro caminhão? tem como calcular a diferença? alguém me ajudaaa

Oi Amanda.

Não deu o mesmo valor porque você acabou calculando apenas o deslocamento escalar desse caminhão.

Você esqueceu de levar em conta que ele saiu do km 1300 e percorreu esse deslocamento escalar de 560 que você achou.
1300-560 = 740
Basicamente, o exercício pediu a posição do corpo nessa trajetória, e você deu apenas o deslocamento escalar.
No caso do caminhão que saiu do km 0, a posição dele acaba sendo igual ao deslocamento escalar.

Se você quiser achar a resposta certa logo de cara, pode trocar o ΔS que é deslocamento escalar por Sf - So (posição final - posição inicial), que é o que o enunciado pede:

Vm = Sf - So / Δt
-56 = Sf - 1300 / 10
-560 + 1300 = Sf
Sf = 740km

Deu pra entender?