Duvida sobre uma questão de equação de 1º grau

como podem ver na imagem em anexo a resposta é 2. minha duvida é a seguinte:

NA RESOLUÇÃO A ESQUEMATIZAÇÃO DELA É: 3x - 0,5x = 10
----- na qual X será igual a 4 e como a questão quer saber o preço do café seria 0,5 . 4 = 2

1. já ao tentar fazer o 0,5x em x/2 tendo em vista que é a mesma coisa, a resposta fica diferente.

a equação fica assim:
3x - x/2 = 10

se alguém puder me dizer como se resolve essa ultima equação (que acredito ser a mesma da 1º) eu agradeço.

Bom dia Jemiliel, a questão pergunta o PREÇO DO CAFÉ e não o quanto o homem encontrou no chão(mas que vc teria que descobrir pra resolver, nesse caso 4). Confesso que quebrei minha cabeça por não ter me ligado nisso, mas depois que li 3 vezes percebi. Se ele encontrou 4 e o café custou metade, logo a resposta é 2. Tem que prestar atenção nos detalhes, já errei muiiiito por isso.

Desculpa minha caligrafia, mas é futura letra de médico sabe kkkk. Espero ter ajudado.

muito obrigado! eu sabia como calcular usando 0,5x. o que eu queria saber era como calcular usando no lugar de 0,5x ----- x/2 pois muitas das vezes aparece equações de 1° grau com frações que não da pra simplificar assim tão bonitinho kkk. E nesse momento fazendo questões de outros sites sobre o assunto, encontrei uma questão assim:
image

e na resolução dela, entende como calcular essa questão que vc respondeu:
segui a baixo

1 curtida

1 curtida