Dúvida sobre uma questão de ecologia (população, comunidade, ecossistema etc)

Gostaria de saber por que a resposta é “comunidade” em vez de “ecossistema”, já que o texto apresenta fatores bióticos e abióticos. Alguém poderia me esclarecer, por favor? A questão é a seguinte:

(UFTPR) A Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, ao longo dos seus 40 km de comprimento abriga em suas águas grande quantidade de plâncton que alimenta uma rica diversidade de peixes e aves. A flora é representada principalmente por espécies de solos arenosos com alto teor de sal, como a macela graúda, o brejo da praia e a espartina. São vistas também muitas aves migratórias que aproveitam a permanência para recuperar peso e estocar energia. Flamingos, batuíras, colheiros, maçaricos brancos, gansos marinhos e cisnes de pescoço-preto são facilmente observados voando em bandos ou isolados.

O texto acima refere-se a:

a) uma população
b) uma sucessão
c) um bioma
d) um nicho ecológico
e) uma comunidade

No meu ver, o texto aborda fatores bióticos: plâncton, peixes, aves, flores…
E uma comunidade aborda todos os organismos que vivem em uma área, seja vegetal ou animal.
Creio que não seja ecossistema porque não cita fatores abióticos (fico em dúvida apenas do solos arenosos) mas, ainda sim pelas alternativas da questão da pra chegar nessa conclusão considerando ou não o solo.

1 curtida

entendi, mas fala também: “A flora é representada principalmente por espécies de solos arenosos com alto teor de sal, como a macela graúda, o brejo da praia e a espartina.” Não seriam fatores abióticos que compõem um ecossistema?