Dúvida sobre redação!

Estava vendo a análise de uma redação e me surgiu uma dúvida, nos parágrafos de desenvolvimento se eu colocar um repertório sociocultural no primeiro parágrafo de desenvolvimento, não preciso colocar repertório no segundo parágrafo? na redação nota 1000 que estava lendo, só havia repertório no primeiro desenvolvimento…

E aí,

Então, você pode usar repertótio em um, dois ou em nenhum parágrafo. Basta que sua argumentação esteja coesa. O uso do repertório cultural é uma estratégia para consolidar seu ponto de vista, para dar uma base a ele, ou seja, ele é um auxílio para o desenvolvimento das suas ideias. Se você não usa um repertório, seja filósofo, sociólogo, evento histórico, lei, etc., você vai ter que desenvolver seu argumento fundamentando-se no seu conhecimento. No ENEM é sempre bom usar repertório, eu, particularmente, uso na introdução e nos dois parágrafos de desenvolvimento. Percebo que o uso de repertório acelera a escrita e facilita o desenvolvimento da redação. Mas, claro, faça a redação do jeito que fique mais fácil para você e do modo que lhe garanta a maior nota.

Espero ter ajudado
Tmj :slight_smile:

Obrigada, Breno!