Dúvida sobre C2 e C3 da redação

E aí pessoal, primeira vez que uso aqui, então se eu tiver algo errado, peço desculpas!
Seguinte: recebi uma redação, perdi muita nota na C2 por causa do corretor não identificou repertório externo. Mas, de repertório (ou o que eu penso que é), usei 2 conceitos geográficos: êxodo rural e gentrificação. Isso não é considerado repertório? Se não, o que seria? Agradeço desde já!

Bom dia, Pedro! Olha, esses conceitos podem ser sim considerados repertórios, masss tem que ficar atento aos critérios do repertório:

• Ser legitimado: ou seja, você citar que, por exemplo, o êxodo rural é um conceito da área geográfica.
  • Ser pertinente: isso significa que esse conceito tem que estar relacionado ao tema, por exemplo o tema ser sobre educação e citar uma frase do Paulo Freire sobre educação (tem super a ver com o tema)
  • Ser produtivo: você relacionar o repertório direitinho como tema, torná-lo produtivo ao seu texto, ao argumento…
    Então, você, basicamente, tem que ver se seu repertório tem a ver com o tema, explicitar a área do conceito (no caso do êxodo e da gentrificação), relacionar ao tema e encaixar ele com o seu argumento. Vê aí na sua redação se você não errou em uma dessas partes!
    Qualquer coisa, pode enviar mensagem se ainda tiver com dúvida!!! :wink:
2 curtidas

Oi! Obrigado por responder! Então, na avaliação, simplesmente só disseram que eu não coloquei um repertório externo. Isso foi abordado na avaliação da C2. Vou até copiar e colar o que escreveram:
“Na C2 , você abordou o tema e demonstrou ótimo domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. No entanto, a nota ficou prejudicada porque você não trouxe repertórios externos para embasar as informações. Insira dados, fatos e/ou citações e lembre-se que os repertórios devem ser pertinentes ao tema, legitimados e desenvolvidos de forma produtiva.”

Posso então considerar que eles não avaliaram direito? Não sei como lidar com isso hahaha!

1 curtida

Oi, Pedro! Tudo bem? Luisa aqui, do time de Sucesso do Aluno :blush:

As dúvidas relacionadas às correções de redações já recebidas podem ser tiradas por meio do chat do nosso site. Para isso, é só acessar mesalva.com e clicar no ícone do chat, tá bem?!

Assim, podemos te ajudar a encaminhar essa questão diretamente ao time responsável :heart: