Dúvida do Imperialismo

Analise as assertivas a seguir a respeito do imperialismo do século XIX.

I - Foi marcado pelo estímulo a políticas mercantilistas por parte dos Estados absolutistas europeus.

II - Trouxe a atrofia do desenvolvimento econômico, a pobreza endêmcia e as distorções sociais aos países colonizados.

III - Foi fator preponderante para o acirramento das rivalidades que viriam a desencadear a I Guerra Mundial.

Quais estão corretas?

RESPOSTA: Apenas II e III.

DÚVIDA: Por que a II está certa? Trouxe a atrofia do desenvolvimento econômico? Por que?

-Trouxe a atrofia do desenvolvimento econômico, a pobreza endêmica e as distorções sociais aos países colonizados.

Acho que o problema está na interpretação da afirmação. Ela está questionando a atrofia econômica para os países colonizados, e não para os colonizadores.
O neocolonialismo foi extremamente prejudicial para os países colonizados porque eles eram literalmente explorados. Tudo quanto era matéria prima foi retirada desses países para servir de insumo para a indústria europeia.

Olá, Gabriella!

Afirmativa I: FALSA
Está sendo citado o imperialismo do século XIX, pela partilha do continente africano e a Conferência de Berlim, séculos à frente do imperialismo que colonizou a América. Sem falar na economia vigente capitalista, não mercantilista.

II: VERDADEIRA
Atrofia do desenvolvimento econômico? Sim, o lema era mostrar a “civilização”, mas o foco era desenvolver esses países ou apenas usá-los para retirar riquezas? Pobreza endêmica e distorções sociais também conferem pela história das colônias.

III: VERDADEIRA
Sim, as potências que não tiveram acesso às terras africanas ou queriam outras, acirraram rivalidades entre as nações europeias.

Boa tarde, Gabriela!
Como os dois alunos falaram acima, houve sim uma atrofia na economia, porém isso ocorreu nos países colonizados, que tiveram seus recursos explorados pelos colonizadores. Os europeus (colonizadores) colonizaram Brasil, parte da América e vários países da África (não lembro se teve mais), para retirar matéria prima e riquezas provenientes desses locais e levar para a Europa para fins comercias e de produção, e essa exploração degradou tanto o meio ambiente quanto a economia e a sociedade desses países. Um dos motivos de África ser um continente pobre é isso, a exploração dos seus recursos.
Espero ter te ajudado, bons estudos!