Dúvida com contagem

Me ajuda aí, porque não consigo mesmo entender uma coisa… Neste exercício, não consigo MESMO identificar a necessidade de fazer uma combinação com as probabilidades dos celulares estarem com defeito ou não.
A resolução diz que é porque " Essas probabilidades podem ser dispostas de maneiras diferentes nesses 4 telefones.". E eu realmeeeeeeenteee não consigo entender isso. Cada telefone tem a mesma probabilidade de ser defeituoso ou não, porque dispor de maneira diferente?

image

Olá, Afonso! Eu sei que já faz um tempinho a sua pergunta, espero que não se importe.

O enunciado fala sobre a probabilidade de sair com dois aparelhos defeituosos, mas em qual ordem o cliente vai descobrir isso? Numerando os celulares em 1, 2, 3 e 4, podemos fazer justamente a combinação, escolhendo dois aparelhos entre 4 opções para serem os defeituosos.

C = 4! / 2! (4 - 2)! = 6
Há 6 opções possíveis, por exemplo, pode ser o celular 1 e o celular 4, ou o celular 2 e o celular 3, etc.

Agora, a probabilidade de não ser defeituoso é 100 - 0,2 = 99,8% e, defeituoso, 0,2%

Calculando a probabilidade total, temos: 0,2 x 0,2 x 99,8 x 99,8 = (0,2)^2 x (99,8)^2 x 6

Eu realmente entendo a sua dúvida, “mas os aparelhos não são os mesmos”? É um enunciado bem chatinho, mas podemos pensar que são o mesmo modelo, tipo de celular, mas com cores/ operadoras/ qualquer característica que os diferencie porque, nesse caso, trocar um aparelho por outro importa.

1 curtida