EXERCÍCIO: Uma criança deseja criar triângulos utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados do triângulo deve ter o comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características.
A quantidade máxima de triângulos não congruentes dois a dois que podem ser construídos é [3]
NA RESOLUÇÃO:
desigualdade triângular: “O lado maior do triângulo tem que ser menor que a soma dos outros dois lados”
6, 1, 10 - Não entra, pois 6+1<10
6, 2, 9 - Não entra, pois 6+2 < 9
6, 3, 8 - ENTRA! 6+3>8
6, 4, 7 - ENTRA! 6+4>7
6, 5, 6 - ENTRA! 6+5>6
DÚVIDA1: por que para ser desigual o lado maior do triângulo tem que ser menor que a soma dos outros dois lados? Para ser desigual ele não precisa ser apenas um triângulo escaleno?
DÚVIDA2:quando ele fala “não congruente dois a dois” a parte “dois a dois” quer dizer o que?