Divisão celular, mitose e meiose

(UEFS/2010) O esquema ilustra as etapas da divisão celular por meiose em organismos de padrão eucarionte.

A partir da compreensão dessas etapas e da importância desse mecanismo de divisão para a diversificação da vida, é correto afirmar

a) A meiose é caracterizada como uma divisão reducional por duplicar o material genético presente no núcleo celular.
b) A separação das cromátides-irmãs é um dos destaques presentes na meiose I.
c) As células-filhas divergem geneticamente da célula-mãe, mas são geneticamente idênticas entre si.
d) Nos seres humanos, os gametas sofrem meiose durante a sua formação, mas garantem o restabelecimento da diploidia no momento da fecundação.
e) A meiose evoluiu como uma divisão que permite produzir descendentes com uma ampla variabilidade genética devido às constantes mutações inerentes a esse processo.

porque a D está certa e a E está errada? qual a diferença entre a formação e a fecundação?

Bom dia, Barbara!

A alternativa D está certa porque cada ser humano contribui com um gameta n (23 cromossomos) e que, no momento da fecundação, irão se unir os dois gametas feminino e masculino, resultando em um embrião 2n (46 cromossomos), que mantém a diploidia da espécie.

A E está errada porque a variabilidade genética é devido ao crossing-over (aquela troca de “pedaços” entre cromossomos) que ocorre na meiose, lembrando que mutação é um evento aleatório que pode ser tanto vantajoso quanto não.

Espero ter ajudado! (se notou alguma incoerência ou erro na minha resposta, por gentileza, me avise :blush:). Bons estudos!

Ah, esqueci de completar a resposta! “Os gametas sofrem meiose durante a sua formação”, sim, porque o espermatozóide, por exemplo, passa por diversos processos até ter aquela estrutura final, como por mitoses, crescimento, maturação, meiose e espermiogênese. Ou seja, até ser o gameta que conhecemos, eles passam por várias etapas.

A fecundação já remete ao encontro dos gametas, feminino e masculino para a formação do embrião.

Espero ter ajudado!!! :smiling_face_with_three_hearts: