Dificuldade em apresentar uma Tese

Boa Tarde, me chamo Auanny e estou um pouco nervosa pois não consigo elaborar uma Tese na hora de fazer uma redação. Alguém poderia me ajudar e me dar uma dica de como fazer isso ? Geralmente acabo me desligando do Tema na hora de planejar uma Tese. Obrigada !

Bom dia, Auanny! Quando você tiver dificuldade em apresentar a tese, pense e reflita acerca do tema. Por exemplo, a frase-tema é “Caminhos para combater o bullying nas escolas brasileiras.”, aí você já precisa pensar que tem muita criança sofrendo bullying na escola, daí já problematiza refletindo quais as causas disso ocorrer (não necessariamente em todos os temas você vai dizer somente as causas). Possíveis causas para esse tema seriam a falta de empatia dos agressores, ausência de ação dos professores, pais irresponsáveis… enfim! Resumindo: reflita sobre o tema e SEMPRE problematize! Ah, não esquece de expor suas duas teses no final da introdução :wink: Se tiver com dúvida só me chamar aqui.

3 curtidas

E aí, Auanny? Tudo bem? Eu também tenho problema em elaborar teses, mas tento fazer assim, se quiser tentar:

1. Análise do tema, por exemplo, no Enem 2020 sobre o estigma associado às doenças mentais. O que eu penso sobre o tema?
  2. Anote suas ideias: É pouco discutido na sociedade? Pensam que é “frescura”? É um problema que aflige todos ou só uma parcela específica da população? As redes sociais ajudam ou pioram o problema?
  3. Entre essas ideias, escolha dois problemas que serão argumentados na sua redação, beleza? É a partir desses dois problemas que serão discutidos no desenvolvimento 1 e 2 que você montará a sua tese.

Exemplo: [alusão ao tema]. Assim, nota-se a persistência do estigma às doenças mentais, principalmente devido à falta de informação e debate na sociedade [D1], quanto as redes sociais que agravam essa questão, por versar vidas perfeitas e despreocupadas [D2], o que mantém o indivíduo inseguro acerca da sua condição.

Espero ter sido de ajuda! Como eu também sou cheia de dúvidas, é sempre bom reunir boas ideias aqui para quem precisar! Boas redações!

1 curtida