Comparações de fração

Boliche é um jogo em que se arremessa uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos, dispostos em uma formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de jogadas determina seu desempenho.

Em uma disputa entre cinco jogadores, foram obtidos os seguintes resultados:

Jogador I - Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.

Jogador II - Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.

Jogador III - Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.

Jogador IV - Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.

Jogador V - Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.

Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?

Nessa questão eu resolvi subtraindo a quantidades de jogadas pelos acertos, depois eu comparei quem que teve o menor número de jogadas com o maior acerto e acertei. SERá que essa maneira que fiz foi correta? fiquei na dúvida pq o professor não resolveu assim.

Oi, Fernanda!

Tudo bem?

Bom, na matemática temos vários meios de resolver determinados problemas (questões), no entanto, certos comportamentos são esperados, exemplo disso é quando fazemos a razão (divisão) das frações que são apresentadas na questão mencionada em formato de texto corrido.

O procedimento realizado por você foi verificando qual obteve a menor diferença, isso nos faz pensar que a menor será aquela onde o jogador se aproximou do total de jogadas (obtendo um maior desempenho), enquanto aqueles que obtiveram uma diferença maior tiveram um menor desempenho. Sua linha de raciocínio aos meus olhos estar correta, visto que existe mais de um meio para se chegar na resolução.

#FicaaDica, mesmo com seu acerto, tenta fazer as divisões nessa questão, é uma forma de praticar um pouco mais e sambar na cara do Enem. Acaba sendo um reforço, sei que muitas das vezes matemática não é um mar de rosas, mas precisamos enfrenta-la com dedicação e com as ferramentas que temos a noção disposição. Tem um App chamado “Matemáticas” que conheci recentemente, ele aborda a matemática de uma forma legal e fortalece a base para assuntos mais complexos.

Bons estudos!

Abraços. Deus te abençoe

Observação: Caso alguém tenha algo acrescentar ou discordar, podem ficar a vontade. O aprendizado começa pela troca de ideias, informações.

2 curtidas

exatamente isso que raciocinei, muito obrigada! vou procurar fazer da forma que me indicou!

1 curtida