Como resolver questões de matematica de forma rápida e coerente?

Por favor dicas de como resolver.

Olá! Vou listar aqui alguns passos que você pode tentar usar quando for estudar matemática por questões, talvez ajude.

1- Sempre comece lendo a pergunta da questão. Geralmente essa se encontra na última linha do texto ou na última frase da questão, assim você já vai ter uma noção de qual conteúdo a questão está se referindo e se precisar voltar para o texto completo da questão mesmo assim, você já vai pensando no que a pergunta quer.

2- sublinhe/demarque TODAS as informações que você acha importantes. Geralmente essas informações são números como x unidades, y pessoas, z%,… E não esqueça de também destacar possíveis pega ratões que você pode esquecer como partes que dizem “porém, apenas 20% do total…” Detalhes pequenos mas que você pode esquecer no decorrer da conta.

3- escreva com as suas palavras o que você entendeu da pergunta da questão. Não precisa ser no literal, mas pode ser um esqueminha que faça sentido pra você, exemplo: do total de pessoas, 20% são homens e dentre os homens, 10% gostam de amarelo" : 100% :arrow_right: 20% homens, 80% mulheres. Dos 20% :arrow_right: 10% gostam de amarelo. Dessa forma as informações vão começar a fazer mais sentido na sua cabeça e talvez te ajude a interpretar melhor a questão.

4- Responder uma questão rápido é prática, treine muito. Ninguém começa a acertar questões de matemática rapidamente do dia pra noite, você precisa praticar principalmente aquelas que garantem mais pontos para a prova que você vai prestar, no Enem por exemplo, uma questão que geralmente é considerada fácil é de a de gráficos, acertar uma questão dessas pode parece simples mas nem sempre é rápido, por isso treinar questões de gráfico, errar e voltar no outro dia para resolvê-la de novo é importante para você compreender a questão e na próxima vez que encarar um gráfico já entender melhor o que precisa procurar, o que cada coisa significa e por onde começar a resolver a questão.

5- Vou considerar que sua pergunta quanto a “coerente” seja em relação ao Enem. No Enem, ter coerência para a TRI é acertar fáceis e médias principalmente. Para o Enem não faz sentido você ter acertado uma questão considerada difícil para a TRI e ter errado uma questão fácil. Por isso, para o Enem o ideal é que você sempre inicie fazendo as questões de matemática mais fáceis, aquelas geralmente de aritmética, de gráficos,… Assuntos mais iniciantes no assunto da matemática, se garanta nessas, as médias também são importantes se você quer garantir uns 30+ acertos, então foque bastante em manter a coerência acertando as fáceis, e quando digo acertando é fazer, revisar e só daí marcar no cartão de respostas. Depois de se garantir nessas você garante as médias e assim sua TRI vai ficar lindona.

6- Por último, acho válido destacar que além de treinar contas e coerência de acertos, se você está tratando do Enem é de extrema importância treinar o tempo. No Enem você terá 5h para fazer duas provas de 90 questões, e dessas 45 são de matemática, não adianta só treinar pra acertar mais rápido e coerente, você também precisa ter uma boa estratégia no tempo porque nem todas as questões vão ser tão rápidas de serem feitas mas podem ser consideradas fáceis ou médias, importante para a coerência, por isso, treine seu tempo. Tenha uma estratégia que faça sentido para você e que de tempo tanto de garantir as mais rápidas e fáceis quanto as mais demoradinhas média-fácil, portanto organize bem o seu tempo de forma a não só ser rápida mas ser organizada, seja iniciando fazendo aquelas questões que você considerou mais rápidas de serem feitas, seja iniciando pelas fáceis-médias mais demoradas, mas sempre foque nas fáceis e nas médias.

Essas são algumas dicas que você pode começar a tentar aplicar no seus estudos, espero ter ajudado.

1 curtida