Como montar as reações químicas?

Oi! Alguém pode me ajudar a entender como se monta as reações químicas? Muitas questões pedem que você as monte, mas eu não faço ideia de como fazer isso.

1. Como sei que produtos elas dão? e como eu sei que, por exemplo, devo por índice 2 em Na2SO4, ao invés de deixar sem ou por outro número? Tem a ver com NOX?

2. Como eu posso saber as fórmulas dos ácidos e substâncias só pelo nome? O Ácido sulfúrico é famoso e a gente acaba decorando, mas algumas questões pedem alguns menos conhecidos e eu não consigo montar suas formas moleculares.

É só “decoreba”? Tenho que buscar decorar as reações? Obrigada desde já.

Reação: 2NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O

1 curtida

Olá, Maria o/

Vou me ater a sua dúvida e não na questão.

Vamos lá…

O que eu sugiro para você:

Veja as TODAS as funções inorgânicas. Saber o que é um ácido, uma base, um sal… como é chamado a reação entre um ácido e uma base e quais produtos resultam dessa reação.

Nas funções inorgânicas, você irá aprender, e precisará decorar também, sufixos e prefixos de ácidos, como se nomeia uma base, como se nomeia um sal…

Uma dica: esse lance de NOX é uma coisa que você vai ver lá em eletroquímica, uma matéria muito mais a frente que funções inorgânicas. Se atenha, por hora, a identificar e escrever essas reações entre ácidos e bases, depois passe para reações inorgânicas que é tipo um nível 2 das funções inorgânicas…

Você precisará decorar sim, mas também decorará fazendo muitos exercícios, ou seja, uma forma natural de se decorar as coisas.

Se o seu problema é ler o nome do composto inorgânico e escrever a sua fórmula molecular ou escrever um reação por completa sabendo apenas os nomes dos compostos inorgânicos, então a parte de funções inorgânicas irá te ajudar nisso.

Bom, é isso, qualquer coisa estamos ai !!! o/

1 curtida