Como melhorar na competência 3

Galera o que eu faço para melhorar na competência 3 ? Empaquei em 160 e não saí mais, já mudei diversas vezes minha estratégia de argumentação porém nunca evoluo.

Fala aí, blz?

Algumas coisas eu acho muito importantes para uma boa C3 são:

• Posicionamento evidente;

• Uso de argumentos de autoridade conhecidos e valorizados pela banca (filósofos, livros brasileiros, sociólogos, estudiosos, leis - procure os que estão fora do clichê);

• Coesão entre todos os argumentos do parágrafo. Seu argumento, sua problematização e sua tese precisam conversar entre si;

• Não adicione elementos que fujam da sua linha de raciocínio em uma tentativa de preencher o parágrafo;

• Fechar o parágrafo retomando a tese. Concluir o parágrafo retomando a tese e concluindo sua argumentação é ótimo para evidenciar seu posicionamento;

• Uso de exemplos que concretuem sua ideia. Use exemplos que são bem observáveis no dia a dia para completar sua problematização (nesse caso, cuidado com generalizações, por exemplo, se você for falar da sobre a insegurança gerada pela violência no cotidiano, e quiser uma exemplificação, você pode dizer: “Essa condição de violência simbólica contra a sociedade civil resulta em um comportamento de privação de suas libertades, pois, em muitos casos, o indivíduo deixa de sair sozinho à noite com medo de ser vítima de assaltos” - perceba que se não tivesse o “em muitos casos” seria um exemplo generalizado, ou seja, eu estaria dizendo que todos os indivíduos da sociedade deixam de sair sozinhos à noite com medo de serem assaltos, o que não é verdade). Você também pode usar estatísticas para complementar a problematização, mas, falando sério, a não ser que você tenha uma memória fotográfica super avançada, gravar dados para talvez usá-los e talvez conseguir lembrá-los na hora da prova pode gerar uma sobrecarga com os vários outros contéudos mais importantes de outras matérias que você têm que decorar;

• No planejamento de texto, crie uma lista do que está bom ou ruim no tema analisado, tendo em vista o que você está defendendo, depois use esses itens listados para completar a problematização.

Essas são algumas coisas que eu percebi serem bem importantes na competência 3, espero que possa te ajudar.

Tmj

1 curtida