Como melhorar minha argumentação nos desenvolvimentos?

Como melhorar minha argumentação nos desenvolvimentos

Entender por completo o tema e fazendo um projeto de texto. Existem técnicas pra isso, como fazer um parágrafo de desenvolvimento para a causa do problema e outro para consequência…

Voce pode melhorar sua argumentação fazendo as seguintes coisas:

1- Ler redações nota mil ou da cartilha de redações do me salva do prof Gabs.
2- Procure aprender a como escrever um bom projeto de texto.

Agora, vamos entender um pouco melhor o que é a C3.

Essa competência preza pela organização do seu texto, mesmo que suas ideias nao sejam tao originais. Para o ENEM, essa organização, que é bem definida inclusive, deve apresentar o seu ponto de vista de forma muito clara. Aqui, o que importa é COMO você apresenta suas ideias. Logo, a melhor forma de fazer isso é estabelecer um check list de 4 principios para se encontrar no seu texto.

( ) Uso de elementos ao longo do texto que denotem seu ponto de vista de forma sutil, como o uso de adjetivos (atribuem qualidade), adverbios (consequentemente, lamentavelmente, infelizmente…), predicativos cristalizados ( inadmissível, inegável, é preciso, é necessário…). Isso são marcas de posicionamento ao longo da redação.

Vamos aos exemplos? ( Textos de uma aula do me salva)

Texto sem marcas de posicionamento:

A uberizaçao da economia modificou a cena do trabalho na sociedade brasileira, ao modernizar os serviços e desburocratizar as relacoes trabalhistas, o que estimula a geração de empregos no Brasil.

Texto com marcas de posicionamento:

Bloco de Citação

É inegável quea uberizaçao da economia modificou positivamente a cena do trabalho na sociedade brasileira, na medida em que ao modernizar os serviços e desburocratizar as relacoes trabalhistas, o que, consequentemente, estimula a geração de empregos no Brasil.

Bloco de Citação

É questionavel que a uberizacao da economia tenha modificado positivamente a cena do trabalho na sociedade brasileira: se, de um lado, ela pode ter modernizado alguns servicoes, de outro, esta precarizando as relações trabalhistas, o que, infelizmente, desumaniza ainda mais as condicoes de emprego no país.

  • Veja a diferença nos textos, no primeiro pode até ter um carater expositivo, em que só há a apresentação de informações, e nos outros há marcas que permitem saber o que o autor pensa a respeito da problemática.

Exemplos de como pontuar isso ao longo do texto:

  • Nessa lógica incoerente, fica escanacarado…
  • Tal fato, nitidamente no que tange a sociedade brasileira, …
  • Portanto, essa problemática patogênica/ errônea/ …

( ) Estabelecer períodos bem definidos. Quanto mais longo for o seu periodo mais facil de vc perder pontos na C1 tbm, e deixar o seu texto com ideias confusas. Portanto, sempre que puder fechar o período e conectá-lo a outro, melhor.

( ) Projeto de texto, principalmente nos desenvolvimentos que precisam estar claros com relação ao início, meio e fim.

Aqui, para melhorar voce pode tentar usar a frase de conclusão do paragrafo para retomar o argumento visto na introdução do parágrafo, com sinônimos, e pontuar os impactos da problemática nas vítimas.

( ) Refletir sobre esses elementos antes de iniciar o texto:
》Quem são as vitimas, podem ser pessoas, o mundo, o ambiente, …
》Quais as consequências do problema/ se nao melhorar/ …
》Quem sao os agentes causadores

( ) Estabelecer uma boa relação entre a ideia a apresentada e o uso do repertório.
É importante que esses estejam superconectados.

Espero que tenha ajudado!!
Boa sorte!