Citologia - Membrana plasmática

Questão da UFPA: Sabemos que as células necessitam de trocar substâncias com o meio para manterem-se vivas. Isso porque elas precisam receber nutrientes e oxigênio e eliminar resíduos de seu metabolismo. As trocas entre as células e o meio podem ocorrer sob diversas formas. A passagem do oxigênio para o interior das células e a do gás carbônico para o meio externo ocorrem devido a um processo que consiste no:

Há duas opções que me geraram dúvidas:
A) Transporte passivo através de membrana semipermeável com a passagem do soluto do meio mais concentrado para o menos concentrado.
D) Movimento de moléculas do meio onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, no sentido de igualar a concentração.

A “D” é a correta. A “A” não seria correta por causa da “membrana semipermeável”, ou seja, porque o oxigênio passa espontaneamente para o interior da célula?

oi sibele! bom, lendo a questão eu também demorei pra distinguir a letra A da D mass pensei assim:

a membrana tem a permeabilidade seletiva, o que significa que ela meio que decide as coisas que passam por ela, né? pois é, os processos que ocorrem a favor do gradiente de concentração são os fav da membrana pq ela nem precisa gastar energia pra isso, é só deixar o soluto passar. (como é o caso da troca gasosa) por isso que a letra A tá errada, pq ela é totalmente permeável quando se tem esse tipo de transporte…

2 curtidas

A membrana plasmática quando faz o transporte passivo por difusão simples é muito mais permeável (já que é espontâneo) que a membrana que faz transporte por difusão facilitada. Ou seja, acredito eu que a "A " esteja errada por causa do “semipermeável”, pois, conforme a passagem é espontânea.

2 curtidas

Muito obrigada, Mariana!!

1 curtida

Muito obrigada, Henrique!

1 curtida