Botar só 1 argumento prejudica minha nota?

Então pessoal, eu tenho dificuldades em escrever redação com 2 argumentos, sempre que escrevo com 2, minha nota fica em torno de 840. Mas quando escrevo só com 1, minha nota chega a 960, meu medo é que o corretor do ENEM possa me prejudicar por escrever o texto só com 1 argumento, tendo em vista que a grande maioria das redações com notas altas são escritas com 2 argumentos.

Oi Clara, tudo bem?

Vamos lá… A redação do Enem não obriga um número mínimo ou máximo pré-estabelecido de argumentos para a sua redação. Porém, grande maioria das notas máximas na redação do Enem possuem um texto com dois argumentos. Eu acredito que os corretores do Me Salva corrigem com os mesmos quesitos dos corretores do Enem, até porque o material disponibilizado pelo INEP aos corretores é um arquivo público e de fácil acesso, ou seja, é possível analisar os critérios de correção estipulados aos corretores e não existe número mínimo de argumentos.

Portanto, fica a seu critério a utilização de um ou dois argumentos para a redação. Eu, particularmente, sempre faço dois: um para cada desenvolvimento. Ademais, os argumentos podem conversar entre si, para que na proposta de intervenção, eu consiga elaborar uma proposta em que saneie os dois problemas. Eu sempre utilizei dois e sempre consigo nota acima de 900.

Espero ter ajudado :upside_down_face:

Vlw por responder, vou tentar usar seu método pra ver se melhora aqui.

1 curtida

Legal Clara! Não se esqueça de antecipar os dois argumentos (que estarão em D1 e D2) na sua introdução, logo após sua tese.

Um exemplo de introdução da minha redação.
“O impacto da redução do consumo de plásticos no meio ambiente”

Meus dois argumentos foram: a produção desenfreada de plásticos e o descarte incorreto.

“Na Idade média, o lixo era frequentemente atirado pelas janelas das casas, se acumulando em ruas e calcadas. Não obstante, o Brasil, infelizmente, se assemelha à realidade antiga no que tange ao tratamento com o lixo, especialmente com o plástico. Dessa forma, tanto a produção desenfreada, quanto o descarte incorreto retardam ainda mais a resolução de tal problemática prejudicial ao meio ambiente.”

Fiz dessa maneira e garanti 960 com essa redação!

Qualquer outra dúvida, estarei à disposição!

2 curtidas