Biotecnologia e as enzimas de restrição

(UFC-2002) As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição, que têm a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos. O papel biológico dessas enzimas bacterianas na natureza é, provavelmente:

A) proteger as bactérias contra os vírus bacteriófagos.

B) reparar o DNA bacteriano que sofreu mutação deletéria.

C) auxiliar no processo de duplicação do DNA.

D) auxiliar no processo de transcrição do mRNA.

E) auxiliar no processo de tradução do DNA.

o gabarito é a letra A. Eu entendi o porquê dela estar certa, mas quero compreender melhor porque a B está errada. Essa alternativa faz bastante sentido para mim.

2 curtidas

Amiga, acredito que a correta seja mesmo a A, as enzimas de restrição são um mecanismo de defesa de células bacterianas, pense nelas como uma “faca”, ela “corta” o agente patologizante que deixa de funcionar imediatamente, antes de poder causar um estrago pra reparar.

Então, elas “nao reparam” pois não há nada para reparar, impedem os agentes patologizantes antes de causar estragos.

p.s: minha interpretação, não sei se está correta essa explicação.

1 curtida

Isso mesmo letra A! As enzimas de restrição agem como mecanismos de defesa a favor da bactéria. Por exemplo, a enzima CAS-9 utilizada no sistema conhecido como CRISPR ela cliva o DNA do patógeno, inativando-o. A sua possível confusão com relação a alternativa B é pq no caso de mutação por deleção ou qualquer outro tipo de mutação que seja em poucos nucleotídeos, após o momento de duplicação do DNA a própria enzima que duplica o DNA possui a capacidade de perceber o erro e repara-lo, no caso de bactérias a DNA polimerase III. O conceito de “enzima de restrição” se dá pelo fato delas clivarem o DNA alvo em uma sequência especifica previamente demarcada por outras moléculas, assim, cortam uma sequencia restrita. Na engenharia genética, por exemplo, o CRISPR-Cas-9, uma sequência de reações marcam uma determinada região e depois a enzima de restrição CAS-9 corta essa sequência retirando-a da fita e religa a fita de DNA sem a parte que foi cortada. Ok?

2 curtidas

Olá :grinning:
Então, a enzima de restrição não faria parte do mecanismo de defesa contra as mutações da célula, e sim seria um mecanismo de defesa contra agentes externos.
Entendi!Obrigada pela resposta!

1 curtida